Calculadora de Notação Posicional (Conversão de Base)

Como utilizar a ferramenta

Insira um valor a seguir para realizar a conversão, o resultado será exibido no quadro abaixo:

Valor:
De:
Para:
Casas decimais:

=

Tabelas de conversões

Notação Posicional
Sistema Binário
Sistema Ternário
Sistema Quaternário
Sistema Quinario
Sistema Senário
Sistema Septenário
Sistema Octal
Sistema Nonário
Sistema Decimal
Sistema Duodecimal
Sistema Hexadecimal
Sistema Vigesimal
Sistema Duotrigesimal

Definição

Converter números entre bases é o procedimento onde uma certa representação numérica (base decimal) é modificada proporcionalmente para se adequar a uma nova representação (base binária). Por exemplo, o número '11' na base decimal pode ser escrito como 'B' na base hexadecimal ou '1011' na base binária.

A sociedade atual está familiarizada com a base decimal ou base 10 (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9), os computadores e dispositivos eletrônicos atuais funcionam exclusivamente com cálculos baseados na base binária (0 e 1), assim para que humanos e máquinas possam se comunicar (inserir dados, processamento, saídas de dados) e haver entendimento é necessário converter a linguagem das máquinas(binária - 0 e 1) para a "linguagem humana" (decimal), e vice-versa.

Você pode estar se perguntando "se computadores trabalham com 0 e 1, como os humanos (que falam a língua portuguesa e fazem cálculos com numerais de 0 a 9) conseguem criar programas e entender esses equipamentos?", acontece que dentre desses equipamentos existem chips capazes de "traduzir" o que os humanos dizem para o que as máquinas precisam escutar, ou seja, o ser humano pode falar normalmente na sua língua (base decimal) que o computador consegue entender na sua própria língua (base binária). Isso tudo automaticamente, sem que o usuário leigo saiba ou precise interagir.

Links para outras conversões de base