Conversão de Frequência

O que é frequência?

É a grandeza que quantifica o número de ocorrências de um mesmo evento durante um certo período de tempo (ciclos, voltas, oscilações, etc).

Na área de circuitos e energia temos a frequência elétrica, que determina as oscilações por segundo na corrente elétrica alternada. Temos também a frequência sonora, frequência estatística, que seguem o mesmo padrão da elétrica, ou seja, é o número de ciclos oueventos que ocorrem em uma unidade de tempo.

Valor:
De:
Para:
Casas decimais:
equivale à

Tabelas de conversões

Frequência
Nanohertz (nHz)
Microhertz (µHz)
Milihertz (mHz)
Hertz (Hz)
Quilohertz (kHz)
Megahertz (MHz)
Gigahertz (GHz)
Terahertz (THz)
Velocidade Angular
Radianos por segundo (rad/s)
Radianos por minuto
Radianos por hora
Radianos por dia
Graus por segundo
Graus por minuto
Graus por hora
Graus por dia
Velocidade Rotacional
Ciclos por segundo (cps)
Rotações por minuto (rpm)
Batidas por minuto (BPM)

O Sistema Internacional de Unidades (SI), utiliza a rotação por segundo como padrão, definiu-se o hertz (Hs) para representar a unidade de medida da frequência. Existem outras unidades de medida, entre elas: MHz(megahertz), GHz(gigahertz), cps(ciclos por segundo), rpm (rotações por minuto), BPM (batidas por minuto), entre outras..

Como calcular frequência

Período e frequência são grandezas relacionadas, logo, para o cálculo da frequência ou período de uma onda ou corpo, necessitamos realizar a divisão do numeral 1 pelo período (obtém-se a frequência) ou do numeral 1 pela frequência (obtém-se o período), observe a seguir:

f = 1 / T

ou

T = 1 / f

Observe que:


f: frequência
T: período

Período é a grandeza que quantifica o tempo necessário para que um corpo ou onda possa completar uma ocorrência (ciclo, volta, rotação) em volta de um ponto. A unidade de medida utilizada é o segundo (s).

Origem do termo Hertz

O hertz é uma homenagem a Heinrich Rudolf Hertz, que foi um físico alemão que viveu entre 1857 e 1894, ele desempenhou papel importante na área radiação eletromagnética. Foi definido que um objeto executando movimento circular com frequência de 60 Hz, por exemplo, completa 60 rotações a cada segundo. Ou uma onda vibrando 60 Hz significa que ela oscila 60 vez por segundo.